São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Briga por secretaria iniciou crise

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise entre o PPB na Câmara e o prefeito Paulo Maluf foi provocada pela disputa partidária da Secretaria das Administrações Regionais (SAR). O PFL, aliado do PPB na eleição, queria indicar um nome para controlá-la. Levaram esse pedido a Maluf e a Pitta.
A SAR, com orçamento de R$ 327 milhões, é uma das mais estratégicas do governo e funciona como cabo eleitoral de vereadores que controlam as regionais. Segundo a Folha apurou, Maluf não pretendia entregá-la ao PFL.
Ao mesmo tempo, na semana passada, o secretário de Obras, Reynaldo de Barros, criticou o trabalho de algumas regionais e ameaçou transferir os serviços de limpeza para a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
A retirada do serviço de limpeza esvaziaria a importância e reduziria os recursos desses órgãos.
Com isso, o PFL perdeu o interesse por essa secretaria. O partido aceitou ficar com Educação e Planejamento.
Mas as declarações de Barros também provocaram a ira dos pepebistas, que controlam a maioria das 26 regionais e do PTB, que controla hoje a SAR.
A Folha apurou que a ameaça de Barros era, na verdade, um blefe. Destinado justamente a causar o "desinteresse" do PFL na Secretaria das Administrações Regionais.
Mas ocorreu um erro: Maluf "esqueceu" de avisar isso à sua bancada. Os governistas, desinformados, iniciaram um processo de retaliação contra Pitta.
(RF)

Texto Anterior: Matemática é a mais difícil
Próximo Texto: Galeria não suporta chuva e metrô inunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.