São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galeria não suporta chuva e metrô inunda

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Trens corriam risco de curto-circuito; entre as estações São Bento e Luz, tráfego estava parado até as 23h

Galerias do metrô não suportam chuvas
A inundação que levou à interdição da linha norte-sul do metrô aconteceu porque as galerias de águas pluviais não comportaram o volume de água que entrou pelas grades de ventilação existentes no túnel.
A informação foi dada por Paulo Celso Mano Moreira da Silva, diretor de operação da Companhia do Metropolitano.
Segundo Silva, a circulação foi interrompida porque havia o risco de curto-circuito. "Interditamos a via para não colocarmos em risco a segurança dos usuários e dos equipamentos", afirmou o diretor.
Normalmente, a água percorre uma tubulação até um poço que armazena cerca de 1 milhão de litros. De lá, ela é escoada por uma bomba até as galerias.
Como o volume de água era muito grande, segundo Silva, as galerias não conseguiram absorver a demanda e "devolveram" o líquido, que se acumulou na via.
Hoje pela manhã, técnicos do Metrô vão realizar uma vistoria no local inundado. "Vamos fazer uma pesquisa para saber se o problema é nosso ou das galerias", afirmou Silva.
Problemas O problema foi detectado entre as estações São Bento e Luz e afetou cerca de 150 mil passageiros, que precisaram recorrer a ônibus. A linha norte-sul ficou completamente parada das 17h55 às 18h40.
Após esse horário, os trens passaram a circular entre a Liberdade e o Jabaquara e da Tiradentes até Santana.
A estação Sé só foi liberada às 20h. O tráfego entre as estações São Bento e Luz deveria ser retomado por volta das 23h.

Texto Anterior: Briga por secretaria iniciou crise
Próximo Texto: Deixar centro fica difícil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.