São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais magro, Milton faz show em BH

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O cantor Milton Nascimento, mais magro, chegou ontem à tarde em Belo Horizonte para fazer um show em praça pública, à 0h30 de hoje. A apresentação abre as comemorações de 99 anos da capital mineira, instalada oficialmente em 12 de dezembro de 1897.
Ele desembarcou às 13h no aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e se recusou a dar entrevista.
Logo após a chegada do cantor, sua empresária, Marilene Gondim, divulgou uma nota à imprensa informando que o emagrecimento do cantor foi provocado por falta de controle de um diabetes tipo 2 (incapacidade das células de assimilar a glicose do sangue).
No mês passado, Milton Nascimento esteve com o médico Steve Lamm, professor da Universidade de Nova York, que constatou o agravamento da doença. No atestado, distribuído junto com a nota, Lamm informa que não encontrou nenhuma evidência de qualquer doença infecto-contagiosa.
O endocrinologista Volney Henrique Passos Brandão, de Belo Horizonte, explicou que o diabetes tipo 2 não tem cura, mas pode ser controlado por meio de doses diárias de insulina, exercícios e dieta de vegetais, rica em vitaminas.
Segundo Brandão, o diabetes pode surgir em qualquer época da vida, provocado por fatores externos, como uma infecção no pâncreas, ou psicossomáticos, como uma grande mágoa.
Há sete meses, Milton sofreu uma grande perda com a morte repentina de seu amigo pessoal e empresário Márcio Ferreira, vítima de um aneurisma cerebral.
Segundo o médico, o diabético pode se alimentar normalmente e, mesmo assim, perder peso, devido à dificuldade de as células assimilarem a glicose do sangue.
A assessoria de imprensa da Warner Music, gravadora de Milton Nascimento, informou que o cantor está seguindo a dieta e tem feito natação em sua casa no Rio.
Apesar de o diabetes também provocar fadiga, o músico não perdeu o pique nos últimos meses nem tem evitado apresentações.
Ele acabou de gravar seu próximo disco, que deve se chamar "Nascimento", com previsão de lançamento mundial em março.
Na semana passada, participou da gravação do especial de Natal do programa "Sai de Baixo".
O cantor e compositor Lô Borges, que gravou com Milton o disco "Clube da Esquina", disse que há muito tempo ele já precisava emagrecer.
"Ele estava gordo há uns tempos atrás. Pessoalmente, eu gostaria de vê-lo no meio termo, nem tão magro", disse Borges.

Texto Anterior: Sem o violonista Al di Meola, 'guitar duo' faz duelo de virtuosismo
Próximo Texto: Gravadoras dividem puxadores de toada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.