São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor promete mostra comercial

Felice Laudadio é o novo responsável

RAUL MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MILÃO

"Uma mostra de transição e com mais mercado." É o que promete o novo responsável pelo Festival de Veneza, o crítico e produtor cinematográfico Felice Laudadio, 52, escolhido no final de semana o sucessor do cineasta Gilo Pontecorvo ("Batalha de Argel").
Até o último momento o conselho diretor da Mostra de Veneza tentou convencer Pontecorvo a continuar à frente do evento.
"Não podia voltar atrás na minha decisão", disse Gilo Pontecorvo, que será uma espécie de "Embaixador do Lido".
A direção do Festival de Veneza chegou a convidar os cineastas Bernardo Bertolucci e Nanni Moretti para o cargo. Os dois não puderam aceitar, por problemas de incompatibilidade.
Felice Laudadio é um ex-crítico do jornal "L'Unita" e membro da European Filme Academy, de Ingmar Bergman e Wim Wenders.
Criou o Festival Europacinema, o Prêmio Solinas e é diretor artístico do Festival de Saint-Vincent.
Felice Laudadio foi o produtor do filme "Além das Nuvens", dirigido por Michelangelo Antonioni, e será também o responsável pela próxima produção do diretor italiano, "Tanto per Stare Insieme", que começa a ser rodado no próximo ano.
Além do fato de não ser um diretor de cinema, o que gerou algumas críticas, Laudadio é acusado de ser o candidato do Ulivo, a união dos partidos de esquerda que hoje é governo na Itália.
"Espero que Franco Zeffirelli faça um filme de qualidade, assim podemos inscrevê-lo na mostra", reagiu Felice Laudadio às críticas do diretor italiano que o acusou de chegar ao cargo graças ao apoio do governo.

Texto Anterior: Diversidade marca produção brasileira pós-retomada
Próximo Texto: Ballet Stagium estréia 'Tangamente'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.