São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Questão de química do ITA não tem resposta

DA REPORTAGEM LOCAL

A prova de química do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), realizada ontem, tem duas questões (teste 9 e a discursiva 6) sem resposta, segundo o professor Sérgio Teixeira Bignardi, do cursinho Objetivo.
"Esqueceram-se de colocar o volume da solução inicial de HCl (ácido clorídrico) na 9." Sem essa informação, o candidato não conseguiria resolver esse problema e também a questão discursiva 6.
Segundo Bignardi, no teste 17 há um erro conceitual que pode levar a duas respostas. "Na primeira afirmação, o ITA fornece um dado errado como informação verdadeira do examinador (o N2O é apolar). Se o aluno considerar certo, chega à alternativa C. Se considerar falso, D."
A prova foi considerada difícil e trabalhosa. "Houve uma ênfase em físico-química, principalmente em conceitos de equilíbro."
Segundo o professor, muitas vezes os vestibulandos têm de resolver todas as alternativas para chegar à resposta de uma questão.
Mackenzie
Muitos candidatos da área B ao vestibular da Universidade Mackenzie acharam fáceis as últimas provas, realizadas ontem pela manhã. Dos 7.108 inscritos nessa área, cerca de 300 não compareceram à prova.
"Achei que foi muito tranquilo. Eu me lembrei de muita coisa, porque a maioria da matéria era do terceiro colegial", diz Sheila de Lourentis, 17, que tenta uma vaga em administração.
Segundo o professor de biologia do cursinho Objetivo, Clézio Morandini, a prova foi simples. "Os testes analisavam somente conceitos básicos. Ou o aluno sabia, ou não", afirma Clézio.
Na opinião do professor Audenir José Lanzoni, a prova de matemática foi bem elaborada e criativa. Em geografia, o professor Moacir Nogueira Júnior diz que a prova também estava fácil, e que o aluno não deve ter tido dificuldades.
Já a prova de história, segundo o professor Francisco Alves da Silva, estava entre o nível fácil e médio. "A maior parte do exame era sobre história contemporânea."
A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 10 de janeiro, nos murais do campus da Universidade Mackenzie. As matrículas para as áreas humanas e sociais acontecem no dia 13 de janeiro. Para as áreas técnico-científicas e artes e comunicação, no dia 14.

Texto Anterior: Pitta volta a falar em intervir
Próximo Texto: PUC-SP começa hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.