São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Altura do adulto é definida até os 7 anos de idade

MARIO CESAR CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A altura de uma criança é definida até 7 anos de idade. A constatação foi feita por Carlos Augusto Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, em artigo publicado na revista da Associação Médica Britânica em 1992.
Entre 7 e 22 anos, quando pára o crescimento, o ganho de altura segue um mesmo padrão, independente da classe social.
Para o pesquisador, o organismo teria mecanismos de adaptação segundo os quais uma pessoa que passou fome na infância, por exemplo, cresce por mais tempo.
Funcionaria assim: um garoto de São Paulo de classe média alta, tratado à base de "danoninho" e filé mignon, passa por um grande salto de crescimento no começo da puberdade e pára de crescer por volta dos 18 anos. Já o nordestino que enganava a fome com rapadura cresce até os 22 anos.
Ninguém sabe ao certo como esse mecanismo de adaptação opera. Supõe-se que seja genético, mas não se descobriu como funciona.
O que se sabe, segundo Monteiro, é que o mecanismo é universal. Tanto adolescentes da Suécia como os da Índia crescem no mesmo ritmo entre 7 e 22 anos.
(MCC)

Texto Anterior: Subnutrido é recuperável, diz pesquisa
Próximo Texto: Déficit de altura é o principal problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.