São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Na lua; O consolo; Questão matemática; Previsão furada; Das duas, uma; Guerra do empréstimo; Bolha assassina; Efeito colateral; Baixou, subiu; Risco capital; À todo vapor; Trenó caipira; Abrindo a carteira; Rasgando a fantasia; O feitiço; Prova de fogo; A dedo; Último seguro; Pensando no futuro

DAS DUAS, UMA

Na lua
A previsão da Fipe para 97 é inflação de 5%. Logo, crediário de 12 meses com juro de 7,78% ao mês -média de novembro nas grandes cadeias de lojas- está embutindo taxa real de 134% ao ano.

O consolo
Em novembro de 95, as grandes redes de lojas cobravam, em média, 12,15% de juros ao mês no crediário, segundo a Anefac. O juro real foi de 259,91% ao ano.

Questão matemática
"O consumidor das classes mais baixas, que mais usa o crediário, é o que menos sabe fazer contas", diz Nelson Barrizzelli. Como o varejo não está conseguindo ganhar no "operacional", procura ganhar no "financeiro".

Previsão furada
Paulo Mallman, do BIC Banco, diz que é uma "tolice inominável" a previsão de aumento da inadimplência. No máximo, haverá pequeno crescimento sazonal, "que já está nos preços".

Segundo Mallman, com o salário estabilizado, só aumentam os atrasos se o consumidor for "um tonto ou um maníaco por '171' (artigo do Código Penal que prevê o estelionato)".

Guerra do empréstimo
No crédito ofertado por bancos, os "spreads" estão caindo -ao contrário do crediário das lojas. Existe uma guerra pelo mercado.

Bolha assassina
Para Joaquim Elói Cirne de Toledo, da Nossa Caixa-Nosso Banco, não se corre o menor risco de a economia frear sozinha em 97. "Faz dois anos e meio que eu escuto essa história de que a 'bolha' de consumo vai estourar."

Efeito colateral
Economistas lembram um resultado do reajuste dos combustíveis: queda do juro real (pois a inflação sobe) e redução do consumo (já que a inflação sobe).

Baixou, subiu
Dados do BC, atualizados até setembro, mostram que a inadimplência nos empréstimos bancários a pessoas físicas caiu de 23% para 18%. O volume emprestado cresceu 12,5%.

Risco capital

À todo vapor
O Magazine Luiza inaugurou em um só dia 23 novas lojas no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Neles, diz a companhia do interior, as vendas andam muito bem, obrigado.

Trenó caipira
Para Girz Aronson, da G.Aronson, "Papai Noel já andou pelo interior, mas ainda não chegou na capital de São Paulo".

Abrindo a carteira
Amanhã, o grupo Ogilvy & Mather, um dos maiores do mundo, anuncia a compra de uma agência publicitária brasileira. O grupo já tem agência no país, a Standard, uma das dez maiores por receita.

Rasgando a fantasia
As fantasias do Carnaval 97 devem ser "made in Korea". Empresários coreanos já andam mostrando tecidos e lantejoulas.

O feitiço
Paulinho, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, já recebeu 50 bilhetes de amigo-secreto. Entre declarações de amor e elogios, os funcionários da entidade pedem reajuste salarial.

Prova de fogo
As primeiras 300 unidades do modelo comemorativo de 65 anos do Zippo chegam ao Brasil para o Natal, antes do que nos EUA, para evitar contrabando e falsificações.

A dedo
José Alcântara Machado, diretor financeiro da Rhodia, será também vice-presidente, a pedido do presidente José Carlos Grubisich. Os dois assumem em 1º de janeiro.

Último seguro
A Europ Assistence faz parceria com a Icatu Hartford Seguros para o lançamento do Serviço de Assistência Funeral, inédito no país.

Pensando no futuro
A BM&F gastou R$ 125 milhões em programas de incentivo às corretoras. Só em aprimoramento tecnológico, foram R$ 35 milhões.

E-mail: painelsa@uol.com.br

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