São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Admirável mundo novo

LUÍS NASSIF

* Até 2030, o Brasil será o 11º país mais competitivo do mundo, à frente da França, Itália, Canadá, Inglaterra e Espanha.
* Entre 1996 e 2020, o mundo produzirá dez vezes mais mudanças do que entre 1980 e 1995.
* Hoje em dia, a massa de conhecimento do mundo dobra a cada dois anos. Nos próximos dez ou 15 anos, dobrará a cada 80 dias.
* No ano 2010, 75% do PIB do Japão deverá ser formado por produtos que nem sequer foram inventados.
Essas são algumas das conclusões bombásticas da 8ª Assembléia Geral da World Future Society (WFS) -entidade fundada em 1966 com o objetivo de traçar cenários sobre o futuro e estudar maneiras de torná-lo melhor.
Único representante brasileiro no encontro, o Instituto M. Vianna Costacurta -uma das principais instituições brasileiras de prospecção do futuro- apresentou interessantíssima síntese do encontro em sua publicação "Ameaças e Oportunidades".
Os paradigmas desse admirável (e assustador) mundo novo são os seguintes:
Cliente - A internacionalização das empresas, a influência crescente dos consumidores e cidadãos, a educação e o desenvolvimento, os novos canais de informação, a individualização crescente e a consciência de novo papel social das empresas contribuirão para o fortalecimento universal do conceito oriental do okyokasumo (o cliente como senhor, convidado honorável).
Líder dos líderes - Em 2010, provavelmente apenas de 10% a 20% das pessoas ligadas às empresas terão carteira de trabalho assinada, enquanto nos anos 80 esse percentual era de 90%.
Muda completamente o conceito de liderança. Crescerá a figura do "líder dos líderes", pessoa com capacidade de coordenar o chamado capital intelectual.
Compras e comércio - O comércio caminha inexoravelmente para os shoppings, supermercados e lojas de departamento, mas com outra organização.
As gôndolas de supermercados serão organizadas por tipos de refeições, prontas e embaladas, e não por tipos de comidas. As empresas comerciais mudarão o foco de venda para ambiente de entretenimento -por exemplo, livrarias com bares.
Tempo - Cada vez mais o tempo será tópico crítico de decisão do consumidor. Tudo que levar tempo será preterido.
Desenvolvimento - O crescimento mundial se concentrará nos chamados "big emerging markets", com destaque para Brasil, China e Índia, e alguns "tigres asiáticos", com índices na faixa de 5% a 6% ao ano. Os países desenvolvidos deverão crescer a não mais que 2% ao ano. Em 2030, o ranking de competitividade ficará com os Estados Unidos (1), Japão (2), China (3), Alemanha (4), Cingapura (5), Coréia do Sul (6), Índia (7), Taiwan (8), Malásia (9), Suíça (10) e Brasil (11).
Internet - ocupará espaço nos negócios muito maior do que qualquer um podia imaginar. Os NCs (Net Cruisers) chegarão a 20%-30% do total de PCs instalados, afetando drasticamente marketing, educação, treinamento e finanças. Não há garantias de que a Microsoft manterá seu sucesso nos próximos anos.
Revolução genética - Através da evolução do Homo sapiens, o Homo optimus se juntará com a informática e sairá o Homo cyberneticus, com a implantação de placas e chips nos cérebros e nos corpos de seres humanos.
Equilíbrio da humanidade - Não há certeza de que a injustiça será erradicada do mundo. Há consciência sobre as dificuldades de construir futuro equilibrado.
Incerteza - Com a rapidez com que se agregam novos conhecimentos, acabou a previsibilidade. A teoria do caos e a organização fractal do mundo deverão ser estudadas para o ambiente das organizações.
Estar pouco dependente de fatores externos é a estratégia de sobrevivência a ser aplicada por todos os participantes da comunidade empresarial.
Tendências familiares
* A população mundial saltará de 5,4 bilhões para 8,4 bilhões até 2025. Desse total, 57% virão das nações em desenvolvimento e 33% dos países atrasados (a maioria da África). Nos desenvolvidos, a alta será pequeno (10%) e concentrada nos EUA.
* A população mais velha crescerá de 5% a 6% ao ano. No Brasil, a concentração de idosos já é das mais altas do mundo -8% têm mais de 60 anos.
* Em 2020, 80% da população estará morando em regiões metropolitanas. Em 1900, não passava de 1%.
* Em dez anos, mais de 40% da população americana será formada pelas minorias.
* No mundo, a parcela de mulheres solteiras ou descasadas superará 25%. Os lares tradicionais não serão mais que 50%.
* Em 2010, nos Estados Unidos, 80% dos trabalhadores serão formados por minorias: 60% de mulheres, 20% de hispânicos, negros e gays.

Texto Anterior: "Efeito Cinderela" ameaça as Bolsas
Próximo Texto: Estrangeiros estão de olho, diz analista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.