São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Armarinhos dá título fashion ao Grêmio

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Acompanhar uma partida de futebol é exercício fashion sem esforço. Os jogadores -sem saber ou querer, claro- desfilam pelo gramado as cores de seus times com a elegância que lhes convêm.
A idéia de se apropriar da linguagem dos uniformes esportivos teve seu estopim na Inglaterra, em meados dos anos 80.
Mais especificamente, na cena dos clubes noturnos, para onde os fãs do futebol exportaram o uso das camisas de seus times do coração. Era também um momento alto do que hoje se convencionou chamar de "moda de rua".
Um dos mandamentos dessa "street fashion" é justamente a liberdade de expressão pessoal -em que divulgar sua preferência futebolística com a roupa de sair para dançar cabia direitinho. E os estilistas de verdade, interessados na nova moda popular, também prestaram atenção no hype.
O francês Jean-Paul Gaultier, moderno por excelência, foi um dos criadores que puseram na passarela as camisas esportivas, com listras largas e decote em V.
Aliás, a figurinha trocada também vale: o povo do grupo de dance music Happy Mondays ficou louco com a camisa do Flamengo.
No caso de Grêmio e Portuguesa, as duas camisas são bem fashion, com cores contrastantes perfeitas para o campo ou para fazer bonito na noite. Mas a da Portuguesa leva desvantagem: a logomarca dos "Armarinhos Fernando" sai com cartão vermelho em glamour...

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