São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lareira tem boa venda, mas é pouco utilizada

RICARDO GÓES MENDONÇA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O brasileiro adora uma lareira, mas não costuma -ou não sabe- usá-la. A maioria vê lareiras e chaminés como objetos que dão charme e elegância à casa. E só.
Os próprios fabricantes e vendedores admitem que a maioria dos interessados quer mais valorizar o imóvel do que elevar a temperatura do ambiente.
O comerciante de lareiras Aldo Lima revela um dado sintomático: em quatro anos e meio, ele diz que só quatro pessoas procuraram sua loja querendo limpar a chaminé. Detalhe: eram dois espanhóis, um francês e um dinamarquês.
Crescimento
Apesar disso, curiosamente, a procura por lareiras tem crescido. Segundo o comerciante Roney Moreira, dez anos no mercado, as vendas em sua loja dobraram nos últimos cinco anos.
Ele vende hoje cerca de 60 lareiras por mês, contra uma média de 20 a 30 vendas há cinco anos.
Moreira atribui esse crescimento à praticidade oferecida pelas modernas lareiras, à grande variedade de modelos e tamanhos disponíveis e à possibilidade de serem instaladas em apartamentos.
"Hoje, boa parte dos prédios de alto padrão já são entregues com lareira nos apartamentos", afirma o comerciante.
A instalação é fácil e rápida. Em três dias é possível montar uma lareira de alvenaria em qualquer residência. As lareiras móveis são instaladas em um dia.
Sem uso
O que ocorre no edifício Ilha de Itaparica, na Vila Mariana, zona sul paulistana, revela bem como a lareira ainda é vista unicamente como uma peça de decoração que valoriza o imóvel.
O prédio, de alto padrão, possui 16 apartamentos, dois por andar, todos com lareira. O edifício foi entregue em março passado, mas, até hoje, nenhum condômino acendeu a sua lareira.
A moradora Lúcia Maalouli Malta diz que existe até uma certa "expectativa" no prédio para ver quem vai acender primeiro.
"Nas reuniões de condomínio, todos querem saber se alguém já estreou a sua, se funciona ou se vai encher o apartamento de fumaça."
Na opinião da corretora de imóveis Floriza Fucci, que atua na cidade de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), uma lareira facilita a compra, mas não causa a valorização do imóvel por si só.
"Para determinar um aumento real no preço do imóvel, é necessário um conjunto de acessórios, como sauna, piscina e churrasqueira. Mas a lareira ajuda bastante".
Utilidade
Apesar de o Brasil ser um país tropical e de ter um período muito curto de inverno, a decoradora Cláudia Hertel garante que ter uma lareira em casa é útil.
"Inútil talvez seja instalar uma lareira no Norte ou no Nordeste, onde é totalmente descartada a possibilidade de uso. Aqui em São Paulo, mesmo no Guarujá, é possível acendê-la para se proteger do frio".

Texto Anterior: Frequentadores aguardam recuperação
Próximo Texto: Instalação exige cuidado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.