São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rosemary é multialérgica

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Alimentos, medicamentos como aspirina, o cheiro de um perfume ou de um produto químico como tintura para cabelos são suficientes para que a professora da Universidade Federal do Mato Grosso Rosemary Affi Santos Costa tenha reações alérgicas.
Costa tem uma síndrome conhecida como mastocitose, um mal caracterizado pela liberação quase descontrolada de histamina por causa de vários tipos de substâncias. Mastócitos são células que liberam substâncias para combater invasores nocivos ao organismo.
Os sintomas são vários: dor de cabeça, dor nas juntas, sonolência, ouvido tampado, mudança na voz, vista turva, congestão nasal, urticária, queda de cabelos e tontura.
"Levei quase dez anos para ter um diagnóstico. No começo sentia apenas tontura e mal-estar, que se agravaram com o tempo", diz.
A falta de um diagnóstico preciso levou Costa a ser medicada com drogas contra labirintite, o que agravou seu caso. "Mas comecei a perceber que os mal-estares também vinham após o almoço e o jantar. Os médicos diagnosticaram intolerância a leite e açúcar."
Depois de ter passado por muitos médicos -alguns deles chegaram a dizer que os sintomas poderiam ser decorrentes de uma depressão- chegou a um alergologista, onde foi constatada a síndrome. "É importante que os médicos fiquem atentos aos sintomas relatados pelo paciente."

Texto Anterior: Água mineral, suor e sêmen podem causar reação alérgica
Próximo Texto: Fruta provocou pré-coma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.