São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
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Coca-Cola suspende entregas ao Cândia

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
EDITOR DO PAINEL S/A

A Coca-Cola suspendeu a entrega do produto para a rede de supermercados paulistana Cândia enquanto negocia mudança na política de promoção (preços) adotada pelo supermercado.
O Cândia estava vendendo a Coca-Cola de dois litros por R$ 0,99 em sua recém-inaugurada loja no Morumbi. O preço na concorrência oscila entre R$ 1,30 e R$ 1,45.
Faz parte da estratégia da rede, que investe pouco em propaganda e na mídia, adotar promoções como chamariz de venda.
A Coca-Cola Indústrias, segundo a assessoria de imprensa, não concorda com a estratégia de preços "não compatíveis com o mercado", como a praticada atualmente pelo Cândia.
"Não é bom para a imagem do produto e pode causar problemas de relacionamento entre a Coca-Cola e os demais supermercados, já que o preço cobrado está abaixo do custo", informa a assessoria.
Segundo o último levantamento da Nielsen, a Coca-Cola (incluindo todas as marcas da companhia) detém 52,3% do mercado de refrigerantes.
A direção do Cândia não foi encontrada para se pronunciar. Mas, segundo a Folha apurou, para ela, o preço cobrado é o de custo (sem ganho, mas também sem prejuízo).
Como estratégia de aumento do fluxo de pessoas na nova loja do Morumbi (o Cândia tem mais duas em São Paulo, nos bairros do Tucuruvi e Freguesia do Ó), o supermercado distribuiu folheto com a promoção, que se estenderia do dia 9 até o dia 31.
O Cândia encomendou 1 milhão de embalagens do produto, mas recebeu só 10% do pedido, quantidade que foi toda vendida em dois dias.
Quando voltou a procurar o produto nas distribuidoras, para repor o estoque, o Cândia foi informado da decisão da Coca-Cola.
Agora, sem poder contar com a Coca enquanto perdura a negociação (sem data para terminar), o supermercado anuncia nova promoção.
Está vendendo desde ontem na loja do Morumbi a Pepsi-Cola de dois litros pelo preço de R$ 0,89. O preço da concorrência oscila entre R$ 1,30 e R$ 1,45.

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