São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda das estatais de energia vai provocar aumento da tarifa

Secretário diz que haverá um 'pequeno encarecimento'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A privatização e a concessão de novas usinas hidrelétricas devem provocar um "pequeno encarecimento" da energia elétrica ao consumidor, informou ontem o secretário nacional de Energia, Peter Greiner.
Essas novas usinas -como Serra da Mesa, em Goiás- deverão começar a operar em 97 ou 98.
Também disse que a tendência é o governo extinguir os subsídios aos consumidores do Norte, que hoje somam R$ 596 milhões no ano. Quem paga essa conta são os consumidores do Sudeste e do Sul.
Um pequeno valor da conta de luz de cada usuário se destina a custear esses subsídios, que são recolhidos pelas empresas concessionárias de energia à Eletrobrás.
Os subsídios são repassados por meio de uma conta -a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis)- destinada a pagar o óleo diesel gasto na geração de energia térmica.
Quase todo o Norte, especialmente os sistemas isolados, como de Manaus e Boa Vista, tem energia oriunda dessa fonte.
Greiner disse que o preço atual da energia se deve em parte aos altos níveis de depreciação financeira das hidrelétricas em operação.
Quanto mais antiga, explicou ele, mais depreciada a usina e menor o custo de geração da energia, o que se reflete no valor tarifário final ao consumidor.
As novas terão geração mas cara. "Mas o encarecimento será pequeno", assegurou o secretário.
Greiner informou que nos próximos meses o governo fará um estudo sobre as tarifas elétricas.
Após a realização desses estudos será possível saber exatamente qual o nível de encarecimento da energia, dentro de um novo modelo do setor elétrico.
O novo modelo vai estimular a criação de empresas de geração competindo entre si, o que não existe hoje entre as estatais.
Também vai separar a transmissão de energia, criando um segmento novo, ainda não existente.

Texto Anterior: Bradesco quer garantias
Próximo Texto: Rio vai tentar leiloar o Banerj dia 26
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.