São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o atual líder da guerrilha Tupac Amaru

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Néstor Cerpa Cartolini, o "comandante Evaristo", que chefia a operação na casa do embaixador do Japão, se identifica como "comandante Huertas" em homenagem a um guerrilheiro amigo seu morto durante ação em 1979.
Cerpa Carotolini, um dos fundadores do Movimento Revolucionário Tupac Amaru, foi chefe de obra da empresa Cromotex junto com Hemigidio Huerta Loayza.
No dia 4 de fevereiro de 1979, os dois participaram da tomada da empresa, a primeira ação do "comandante Evaristo". Huerta morreu durante a operação.
"Evaristo" foi então preso. Depois de libertado, participou de vários sequestros, principalmente de empresários peruanos. Em seguida, passou a recrutar jovens para o grupo no nordeste do Peru.
Em 1984 e 1985, ficou preso por alguns meses. Saiu e se reintegrou ao Tupac Amaru, tornando-se em 1992, com a prisão de Víctor Polay, o líder do grupo, junto com o guerrilheiro Miguel Rincón.
Rincón foi preso em novembro de 1995, deixando o "comandante Evaristo" como único líder. Desde então, passou período na Bolívia formando uma outra guerrilha.

Texto Anterior: Japão e Peru agem juntos
Próximo Texto: Americana está presa no Peru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.