São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bimbalham os sinos

LUIZ CAVERSAN

Rio de Janeiro - Está uma farra no comércio este fim de ano. Se não uma farra de vendas, pelo menos de desrespeito ao cidadão que vai às compras.
O artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que constitui crime "...omitir informação relevante sobre natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos e serviços".
Basta dar uma olhadinha nas dezenas de "ofertas sensacionais" veiculadas pela TV para verificar rapidamente que a lei está sendo deixada pra lá, pelo menos no item preço.
Os comerciais invariavelmente destacam apenas o valor, em geral ínfimo, das prestações mensais.
Mas nunca revelam qual juro será aplicado, tampouco evidenciam, deixam claro, transparente, evidente qual o valor total que o cidadão irá pagar no final das intermináveis parcelas. Cujo número, aliás, também é omitido. Um crime.
O desrespeito à lei se torna desfaçatez em alguns casos. Como o de uma loja de eletrodomésticos populares do Rio que mostra, sim, o preço final do produto. Mas o valor aparece em letras minúsculas e tão rapidamente que nem o telespectador mais antenado é capaz de entender direito. O que dirá o comprador mais humilde.
O estranho é que não há fiscalização, punição aos abusos evidentes em qualquer canal de TV. Quem sabe por causa do espírito de Natal...
*
Ontem de manhã, sem motivo aparente, recordei que Chaplin morreu numa véspera de Natal. Tentei lembrar o ano, mas não cheguei a uma conclusão (foi em 1977). E continuei a caminho do trabalho. Liguei o rádio e ouvi a notícia da morte de Marcello Mastroianni.
Não haverá página de caderno de cultura que baste para abrigar todos os elogios que cabem ao genial ator.
Lembrar de Chaplin, dar adeus a Mastroianni.
A morte é, a arte fica.

Texto Anterior: A criatura e o criador
Próximo Texto: Cultura de demissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.