São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apeoesp quer boicotar curso de recuperação

DA REPORTAGEM LOCAL

A Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual) quer boicotar o curso de recuperação proposto pela secretaria estadual de Educação, intitulado Escola nas Férias.
A direção da entidade se reuniu ontem com a secretária Rose Neubauer e decidiu orientar os professores a não participar do curso, a ser aplicado em janeiro.
A adesão dos docentes é optativa e as inscrições estão abertas desde anteontem, nas 145 delegacias de ensino do Estado. Serão aceitos professores não ligados à rede. A decisão do aluno de fazer a recuperação é voluntária.
"Vamos propor que os professores não se inscrevam no programa", disse o presidente da Apeoesp, Roberto Felício.
Ele diz que durante a reunião sugeriu à secretária que suspenda a medida, instituída por resolução estadual, publicada na última quarta-feira. "Propusemos um novo sistema de recuperação para ser implantado em 97 durante o ano letivo, mas ela recusou", disse o sindicalista.
Para ele, o programa do governo foi adotado de maneira "improvisada e em cima da hora".
Segunda chance
A secretária Rose Neubauer acredita que 30% dos alunos que fizerem a recuperação serão aprovados. Ela estima que metade dos cerca de 600 mil alunos reprovados a cada ano na rede estadual fará o curso -apenas para estudantes de 2ª a 8ª série (cerca de 5 milhões, em todo o Estado).
Para o governo, o programa vai diminuir a verba gasta desnecessariamente com os alunos repetentes. Hoje, o Estado gasta cerca de R$ 500 por ano com cada aluno.
Segundo cálculos da assessoria da secretaria, se confirmadas as projeções de aprovação, seria possível economizar cerca de R$ 75 milhões por ano com a diminuição da repetência.
"Mas não é isso que nos interessa", afirma Neubauer. "Queremos que esses alunos tenham uma segunda chance e se motivem a continuar na escola. Se o objetivo do curso fosse econômico, seria obrigatório", diz.
Segundo a secretária, a inscrição dos alunos no curso de recuperação pode ser feita nas próprias escolas a partir de segunda-feira.

Texto Anterior: Rede estadual adota 'dependência' em 97
Próximo Texto: Convênio entre prefeitura e APM pode salvar Experimental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.