São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prestações sobem 10% em janeiro

Reajuste é para quem está na data-base

DA REDAÇÃO

Mutuários do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) com contratos pela equivalência salarial e data-base em novembro ou dezembro terão suas prestações reajustadas em pouco mais de 10% no mês que vem.
Para quem teve data-base em novembro, e cujo contrato prevê repasse após 60 dias, o reajuste anual será de 10,78%, informa a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Se a data-base é agora em dezembro e a defasagem do reajuste é de 30 dias, o reajuste será de 10,09%.
As prestações de mutuários de outras datas-bases não serão corrigidas em janeiro.
Esses índices baseiam-se na variação da TR nos últimos 12 meses, acompanhando o saldo devedor. Mutuário cujo salário subiu menos tem direito de pedir revisão do valor reajustado da prestação.
A Caixa Econômica Federal aplica, além da variação da TR, 3% de aumento real.
Mudanças
Nos futuros financiamentos habitacionais da CEF, as prestações serão calculadas de forma a que o mutuário pague mais nos primeiros anos de contrato e menos nos últimos.
Para o presidente da CEF, Sérgio Cutolo, essa mudança vai reduzir a inadimplência nos contratos habitacionais.
"No final, a prestação cai e o mutuário não terá dificuldades para pagar", disse.
Esse plano da CEF, entretanto, deverá tornar mais restrito o acesso aos financiamentos à casa própria. Como a prestação inicial será mais alta, o interessado em tomar crédito na instituição precisará ter uma renda mais elevada.

Texto Anterior: Previdência perdoa dívidas de R$ 31,9 mi
Próximo Texto: Internet tem acordo sobre direito autoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.