São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delfins lançam disco com brasileiros

JAIR RATTNER
DE LISBOA

Com oito músicas gravadas no Brasil, está sendo lançado em Portugal o novo disco da banda pop portuguesa Delfins. O CD, chamado "Saber a~Mar", já é um sucesso: apenas com os 50 mil pedidos de lojas, já é disco de platina.
O nome do disco, com um til no meio, é um trocadilho com o título da música "Saber Amar", dos Paralamas do Sucesso, regravada pelo grupo. "Saber a mar", em Portugal, significa ter gosto de mar. Além da música dos Paralamas, o disco tem duas músicas compostas por Pedro Ayres de Magalhães, do grupo Madredeus.
A gravação no Brasil permitiu que "Saber a~Mar" contasse com a participação de músicos brasileiros. Roberto Frejat, do Barão Vermelho, Gabriel, o Pensador, Paulinho Moska e o trio de metais da banda Mantiqueira participaram.
Inicialmente, seriam outros os participantes brasileiros.
"Renato Russo morreu duas semanas antes de chegarmos ao Brasil, Fernanda Abreu ficou com febre e não pôde gravar e Herbert Vianna teve de viajar para uma turnê na Espanha com os Paralamas", conta Miguel Ângelo, o líder e vocalista dos Delfins.
O lançamento brasileiro de "Saber a~Mar" acontece no primeiro trimestre de 97, antes da turnê portuguesa do grupo.
Para o mercado brasileiro, as vozes devem ser regravadas para ficarem mais fáceis de entender: "Quando regravar, vou procurar ter uma abertura maior das vogais, para ter uma maior comunhão com o público, que não entende o português de Portugal cantado", afirma o líder do grupo.
Na regravação para o Brasil, ele acredita que pode colocar outros músicos no disco. "O Herbert disponibilizou-se a participar com sua voz num remix."
O grupo também pretende entrar com o CD em outros países latino-americanos. Será feito um remix com os vocais em castelhano, para facilitar a compreensão.
Gravado durante a última turnê do grupo, o disco foi feito em cinco países: Portugal, Suíça, África do Sul, Brasil e Inglaterra.
Na África do Sul, foram gravadas percussões e vozes, enquanto no Brasil foi feita a maior parte do disco. Os mixes finais foram feitos na Inglaterra.
Apesar de a capa indicar dez músicas, o disco tem 13 gravações. Após o final da última música, há um intervalo de quase um minuto e são apresentadas novas versões de três músicas.
"Saber a~Mar" surge quando o disco anterior do grupo, "Caminho da Felicidade", ainda está entre os mais dez vendidos de Portugal. Lançado em novembro de 95 como coletânea de sucessos do grupo, já vendeu 250 mil cópias.

Texto Anterior: Sotaques comprometem tributos a Tom
Próximo Texto: Só Poirot poderia resolver o sujo enigma belga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.