São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juíza aprova a iniciativa

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ICAPUÍ (CE)

A juíza da comarca de Icapuí, Maria Marleide Mendes, disse que a experiência do "Tribunal Popular de Redonda" deveria ser imitada por outras comunidades do país.
Em sua opinião, o "tribunal" complementa o trabalho da Justiça na medida em que funciona como uma câmara da comunidade.
"O ideal é só provocar a Justiça oficial quando são exauridas todas as tentativas de se resolver um conflito. Se todas as comunidades adotassem o exemplo de Redonda, a Justiça brasileira seria mais ágil", diz.
Para a juíza de Icapuí, a "única temeridade" possível no tribunal de Redonda é a transformação da recusa de uma punição num conflito de grandes proporções. "Mas, aí, temos a Justiça oficial para resolver."
Mendes diz que só trabalha em Icapuí uma vez por semana porque também é juíza no município vizinho de Aracati, situado a 41 km.
Ela diz que a Justiça não pode ser acusada de omissa porque cabe ao Ibama fiscalizar a pesca.
O superintendente do Ibama no Ceará, Francisco Carlos Nogueira, diz que, apesar do trabalho de fiscalização ser rigoroso no período do defeso, não dispõe de recursos financeiros para mantê-lo no "mesmo pique" no ano inteiro.
(PM)

Texto Anterior: Pescadores criam 'justiça paralela' no CE
Próximo Texto: Punido considera ação do 'tribunal' justa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.