São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embraer vai fornecer jato EMB-145 para o Sivam

DA FOLHA VALE

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em São José, vai fornecer o jato EMB-145 para o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) no lugar dos turboélices Brasilia, inicialmente previstos no acordo.
A modificação vai representar um acréscimo de US$ 50 milhões no valor total do contrato, que passará para US$ 450 milhões.
O Sivam é um projeto do governo federal para segurança das fronteiras, que prevê instalação de radares de solo e patrulhamento aéreo com aviões da Embraer. O pedido para a substituição dos modelos foi determinado pela FAB (Força Aérea Brasileira). A decisão foi tomada há pouco menos de dois meses.
Com a mudança, o presidente da Embraer, Maurício Novis Botelho, afirmou que a FAB vai ganhar aviões com maior espaço interno e mais rápidos, o que vai garantir maior confiabilidade ao programa.
Esta será a primeira mudança de configuração que a Embraer vai fazer no EMB-145. Para atender o contrato do Sivam, ele deixará de ser um avião de passageiros para transporte regional e passa a ter configuração militar.
Os equipamentos que vão ser acoplados ao EMB-145 serão produzidos pela Ericsson.
Contrato
A assinatura do contrato para a produção da nova configuração do EMB-145 está prevista para o primeiro semestre de 97.
Botelho afirmou que a sua produção terá início no semestre seguinte. A previsão do governo é que toda a frota dos jatos esteja em operação em 99.
Os demais contratos previstos pela Embraer na área militar são a produção do ALX (Avião Leve de Ataque) -uma versão do Super Tucano que será usado para combate-, a modernização dos caças F-5 e a continuidade do programa AMX.

Texto Anterior: CGT fará greve contra medidas de Menem logo depois do Natal
Próximo Texto: Comissões de emprego são ineficazes e perdem verba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.