São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta produção de vedantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem busca produtos impermeabilizantes tem à disposição, basicamente, dois tipos: os pré-moldados (principalmente a manta asfáltica) e os moldados "in loco", produtos feitos normalmente de acrílico ou sintéticos.
O primeiro é indicado para grandes áreas, com poucos entrecortes, como um pátio de prédio sob o qual fica a garagem. O segundo, para pequenas áreas ou locais com muitas "quebras".
Segundo Walter Furtado, gerente-técnico da Isocryl Impermeabilizantes, não existem diferenças substanciais entre os dois. "A manta já vem com uma espessura de 3 mm ou 4 mm. A 'in loco' precisa várias demãos para ficar com essa espessura."
O preço médio do m² colocado varia entre R$ 15 e R$ 25.
Os vedantes "in loco" são mais fáceis de aplicar e podem ser encontrados em quase todas as lojas de material de construção. Se eles forem aplicados por leigos, são necessários cuidados extras para que tenham a eficácia desejada.
Problemas
Segundo cálculos da Viapol, uma das maiores empresas do setor, 50% das obras prediais no Brasil apresentam problemas de impermeabilização, causados basicamente pela falta de um projeto específico para contra infiltrações.
Apesar disso, o setor deve fechar 1996 com crescimento significativo sobre 1995: produção de 10 milhões de m² de mantas impermeabilizantes, contra 8 milhões de m².

Texto Anterior: Saiba como proteger a laje das chuvas
Próximo Texto: Crescem as vendas de apartamentos novos em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.