São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nixon deu inicio à onda 'gate'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O hábito de se usar o sufixo "gate" na designação de escândalos políticos teve início com o mais famoso deles, o Watergate, na década de 70, que levou à renúncia do então presidente republicano Richard Nixon.
Watergate é o nome do edifício à beira do rio Potomac, em Washington (capital dos EUA), onde ficava em 1972 a sede do diretório nacional do Partido Democrata.
A sede democrata foi invadida por pessoas ligadas à Casa Branca (sede do governo norte-americano). Elas procuravam por documentos que pudessem causar embaraço ao candidato à sucessão de Nixon na época, o democrata George McGovern.
Reeleição
Nixon foi reeleito com uma das maiores vantagens eleitorais da história.
Mas o caso Watergate e suas muitas ramificações (foram descobertas contribuições ilegais para a campanha de reeleição do presidente e tentativas de obstrução do trabalho da Justiça) acabaram inviabilizando o segundo mandato de Nixon.
Ele foi o primeiro -e único por enquanto- presidente da história dos EUA a ter renunciado. Nos EUA, o Asiagate já foi chamado de Indogate e Donorgate.
(CELS)

Texto Anterior: Asiagate ameaça estabilidade de Clinton
Próximo Texto: Suspeitas começaram durante governo no Arkansas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.