São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paciente não quer abandonar coquetel

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

Pesquisadores conseguiram fazer 21 homens infectados com o HIV ficarem sem o vírus graças à ingestão de cerca de 20 pílulas por dia. Agora, eles estão pedindo para os pacientes pararem de tomar os remédios, diz o jornal.
"É uma aposta audaciosa, mas o principal pesquisador, David Ho, argumenta que é o único jeito de testar se o coquetel de drogas, que melhorou a saúde de milhares de pessoas ao longo deste ano, pode se tornar uma cura para a Aids", informa o "Wall Street".
"Você pararia?", perguntou Scott ao repórter do "WSJ". Ele é um dos voluntários da pesquisa. Scott foi convidado pelos pesquisadores a interromper a medicação e se recusou.
Ele passou quase uma ano sem sinal do vírus no corpo. "Acho que o vírus ainda está em algum lugar, esperando. Alguma outra pessoa terá de ir em primeiro lugar", disse Scott.
O jornal relata que alguns cientistas acham que a tática de Ho serve para atrair atenção sobre ele e dinheiro para o laboratório que dirige, o centro de pesquisa em Aids do hospital Aaron Diamond.
"Um cético Robert Gallo, diretor de um centro rival em Baltimore pergunta: por que há tantos boletins para a imprensa vindo do laboratório dele?"
Ho rebate as críticas. "Queremos descobrir o que pode ser atingido, e a única forma de fazer este tipo de experiência é em pessoas."
Para Ho, isso causa uma grande comoção, mas ele afirma não ser um "caçador de notícia". Alvo de centenas de artigos no ano passado, Ho diz que "na verdade isto está atrapalhando". Ho e sua patrocinadora formam uma dupla curiosa, comenta o "Wall Street".
Ele é um médico nascido em Taiwan e formado na Califórnia. Ela é Irene Diamond, uma viúva de 86 anos que decidiu, no fim da vida, "fazer uma grande diferença".
Ela foi escritora de roteiros para Hollywood nas décadas de 40 e 50 e depois ficou rica ao se casar com Aaron Diamond, empresário de imóveis em Nova York.

Texto Anterior: Verdes deixam 'flower power' e buscam poder na Alemanha
Próximo Texto: 'Milosevic nos pôs máscara de assassinos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.