São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Como abrir uma franquia do McDonald's e do Café do Ponto?"
Joana R. F. de Sousa (Santa Bárbara d'Oeste, SP)
Resposta
Para saber como é o processo de seleção para franqueados do McDonald's e do Café do Ponto -ou ainda sobre qualquer outra franquia existente no Brasil-, o procedimento quase sempre é o mesmo: basta telefonar para o responsável pela concessão das franquias de cada marca.
Contudo, é bom lembrar que, para se tornar franqueado dessas grandes empresas franqueadoras, é preciso ter o perfil que o franqueador considera adequado para implantar, operar e administrar o negócio.
E também (e não menos importante) dispor de recursos financeiros necessários para pagar a taxa de franquia, instalar o restaurante e dar início às operações.
O McDonald's exige cerca de R$ 450 mil. No caso do Café do Ponto, pelo menos R$ 50 mil.
O mercado precisa ter condições de gerar faturamento suficiente para pagar os royalties, adquirir produtos, bancar custos de funcionamento e ainda gerar lucros que permitam ao franqueado manter o nível de vida que considerar adequado.

Onde encontrar - McDonald's: (011) 7296-9847; Café do Ponto: (011) 7298-4122.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Tudo), Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, com nome completo, endereço e telefone, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. As cartas serão respondidas por Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising, somente nesta seção.

Texto Anterior: Moda carioca para crianças chega a SP
Próximo Texto: Centro de serviços reúne franquias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.