São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russificação faz dos buriatos minoria

CÉSAR SARTORELLI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com 1 milhão de habitantes, a Buriátia, na Sibéria Oriental, é uma das repúblicas da Rússia.
Ela tem três regiões geográficas bem definidas: a taiga -floresta homogênea de pinheiros e bétulas-, o lago Baikal e as estepes.
A região é de ocupação pré-histórica, com semeiskys, cossacos, evenks e buriatos.
Os buriatos, uma tribo mongol, formam 30% da população após a russificação -política de enviar russos para as repúblicas de forma a diminuir a influência autóctone.
O clima é temperado continental, com curtos verões quentes e longos invernos rigorosos.
Ulan-Ude
Com 350 mil habitantes, a cidade é um exemplo do velho comunismo, a começar pela morfologia urbana, dividida em três grupos.
O centro, de arquitetura oficial, com estética dos anos 1950 e cabeça de Lênin numa praça monumental; as casas típicas de madeira com rendadas desenhadas em torno de janelas coloridas; os conjuntos habitacionais, "caixotes" semelhantes às Cohabs.
Os conjuntos contam com muitas árvores. O sistema de transporte é eficiente e planejado, mas os bondes, malconservados. Eles ligam facilmente os pontos da cidade, sem pressa, mas também não há muito por que tê-la.
Os mais ricos têm casas de campo, as famosas dachas, que são o melhor retrato do que restou da arquitetura tradicional da região.
Os moradores andam muito, as ruas ficam cheias no verão. Todos carregam sacolas -levar compras na mão é falta de educação.
As ruas estão repletas de marreteiros a ofertar de tudo um pouco: cebolas, cigarros turcos, chocolates franceses, laranjas (caras), macarrão coreano.
Não se faz grandes compras à moda americana. As ausências de propaganda, vitrinas ou design comercial são ostensivas. É preciso perguntar para saber em qual porta fica um café.

Texto Anterior: Religião comunga com budismo
Próximo Texto: Vigia de lago nasceu nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.