São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto quer tirar veículos do centro

Vencedor quer revitalizar região

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf conheceu ontem o projeto que ganhou o concurso de idéias para a reurbanização do centro de São Paulo. O concurso foi promovido pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e pelo Banco de Boston e teve como objetivo encontrar soluções urbanísticas viáveis para a região.
A proposta vencedora, inscrita por João Batista Martinez Corrêa e desenvolvida por uma equipe de 15 arquitetos e engenheiros, propõe a rearticulação do centro com o resto da cidade.
Concorreram no total 64 equipes de arquitetos e urbanistas.
Corrêa propõe que todo o tráfego da região, que liga o norte ao sul da cidade, passe por túneis, liberando assim o vale do Anhangabaú para ser ponto de ligação entre o centro velho e o centro novo.
O projeto vencedor, que demorou três meses para ser elaborado, também faz ligações viárias periféricas de outros pontos da cidade com o centro.
Para o Pátio Ferroviário do Pari, a equipe mescla prédios residenciais baixos (com cerca de 12 andares) e reaproveita os trilhos desativados para virarem ruas.
O novo traçado das ruas liga o Pari à Estação da Luz. Nos pontos dos trilhos, onde houver espaço, serão criados pequenos parques.
O Parque D. Pedro, como era previsto no edital do concurso, vai virar um grande centro de lazer e cultura.
"Nossa proposta está baseada em criar condições para que o centro volte a ser habitado. Temos estudos que apontam que 70% dos veículos que passam pelo centro não vão ao centro", disse Corrêa.
Na opinião do prefeito Paulo Maluf, o prefeito eleito Celso Pitta vai ter como desafio fazer com que o "centro volte a ser bem frequentado à tarde, à noite, com restaurantes, lojas de conveniência, bancas de jornais, revistas e flores".
Na opinião do presidente do IAB, Pedro Cury, o principal mérito do projeto vencedor é o fato de ele ter apresentado propostas para toda a área do concurso.
O secretário municipal da Habitação, Lair Krahenbuhl, determinou ontem que uma equipe da secretaria faça uma interpretação minuciosa do projeto vencedor para incluir as principais sugestões na Operação Urbana Centro, projeto que está na Câmara Municipal para ser votado.

Texto Anterior: Controle de enchente só acontece em 2000
Próximo Texto: Bancada segura verba de obra, mas garante remanejamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.