São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alguns casos

1. Sócrates - foi censurado em 399 a.C. na Grécia primeiramente por negar os deuses reconhecidos pelo Estado e por introduzir novas divindades. Em segundo lugar, por "corromper" jovens. Ele foi condenado à morte. A história da censura ocidental tem seu início com este caso.
2. Desfile Chanel - roupas de Karl Lagerfeld desenhadas para Chanel foram censuradas por um grupo de muçulmanos porque o estilista bordou nas roupas da coleção uma frase que aparece repetidas vezes no Alcorão. Representantes da marca Chanel pediram desculpas à comunidade muçulmana e decidiram destruir a coleção. Data: janeiro de 1994.
3. "Joy of Gay Sex" - o livro, de autoria dos médicos Charles Silverstein e Edmund White, continha texto e ilustrações sobre relações gays. Foi censurado no Canadá em 1985 por causa das ilustrações de cenas de sexo anal, consideradas obscenas pela polícia e pela Justiça do país. O livro foi recolhido das livrarias e outros títulos do gênero só são vendidos com tarjas pretas nas ilustrações.
4. Rolling Stones - foi censurado em 1967, no programa de TV norte-americano Ed Sullivan Show por causa da música "Let's Spend the Night Together" (Vamos passar a noite juntos). O apresentador do programa considerou a letra "sexualmente sugestiva" e o grupo inglês alterou a letra para "Let's Spend Some Time Together" (Vamos passar algum tempo juntos).

Texto Anterior: 'Obra tem vida própria', diz autor
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.