São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás e a YPF negociam parceria

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

A argentina YPF e a brasileira Petrobrás estão negociando uma sociedade para instalar postos na região Sul do Brasil, principalmente na área próxima à fronteira.
A informação é do presidente da YPF, Nells León.
"Os futuros postos não competirão com os da Petrobrás. A idéia não é canibalizar o mesmo mercado, mas buscar zonas onde nossa sociedade possa resultar rentável", disse León.
Ainda não foi acertado se os postos terão a marca YPF ou adotarão o nome YPF-Petrobrás.
Cartão de crédito
A empresa argentina também propõe que exista um cartão de crédito para o consumo de combustível que seja aceito em todos os postos YPF e Petrobrás.
Dessa forma, o portador do cartão poderia abastecer nos postos das duas marcas nos dois territórios dos principais sócios do bloco econômico Mercosul.
"'A Argentina está aberta para a instalação de postos estrangeiros, mas estamos analisando se essa associação também se estenderá à Argentina", disse León.
As conversações tendem à criação de uma "complementação logística" para o abastecimento das cidades fronteiriças e o refinamento de petróleo cru do Brasil em refinarias argentinas.
Caso a negociação seja bem-sucedida, a YPF colocará seu pé em seu quarto país.
Multinacional
Yacimientos Petrolíferos Fiscales, estatal que monopolizou o setor na Argentina por 40 anos, foi privatizada pelo governo de Carlos Menem e já se transformou em uma multinacional.
A empresa tem hoje 86 postos no Chile e mais 35 em Lima, capital peruana.
A YPF planeja uma expansão no interior do Peru, com a abertura de 85 postos.
A petroleira argentina comprou ainda uma refinaria e também explora petróleo em território peruano, abarcando assim todos os segmentos do setor.
A empresa argentina não criou um cartão de crédito para se aproximar do mercado chileno e peruano porque, segundo a YPF, esses mercados ainda são muito pequenos.

Texto Anterior: Justiça suspende liminar do Interunion
Próximo Texto: Como subir na vida fazendo o óbvio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.