São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duelo com Karpov será em 97

DA REPORTAGEM LOCAL

O ano não poderia acabar melhor para Gary Kasparov. Ele brindou seu Natal com uma brilhante atuação no torneio de Las Palmas, o mais forte da temporada, que reuniu na Espanha os seis melhores enxadristas do mundo.
Kasparov ficou em primeiro, com 6,5 pontos em dez jogos. Todos jogaram contra todos, em dois turnos. O torneio terminou há uma semana.
Um ponto atrás ficou o indiano Viswanathan Anand, o atual número dois do mundo.
E, melhor ainda: o eterno rival de Kasparov, o também russo Anatoli Karpov, ficou em último lugar, com apenas quatro pontos.
Kasparov é campeão mundial pela PCA, a associação profissional que ele mesmo fundou em 1993, ao romper com a Fide (a federação internacional). A Fide reconhece Karpov como campeão.
Os dois farão em setembro de 1997 um duelo de 18 partidas. Mas Kasparov se recusa a encarar esse confronto como uma reunificação do título.
"O único campeão legítimo sou eu, pois nunca perdi um duelo. Mas vou jogar contra Karpov. Será minha vingança contra a Fide", disse Kasparov em Las Palmas.
Os dois já disputaram 165 partidas desde 1981. Kasparov venceu 28, perdeu 20 e 117 terminaram empatadas. Foram mais de 600 horas de jogo.
O duelo mais empolgante foi o de 1985, quando Kasparov reverteu uma vantagem inicial de Karpov e arrebatou o título mundial.

Texto Anterior: Kasparov apela à Internet para 'conquistar' os EUA
Próximo Texto: Parreira 'vira' grife no futebol dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.