São Paulo, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vicentinho fala sobre aposentadorias no ABC

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, realizou na manhã de ontem duas assembléias nas fábricas da Volkswagen e da Scania, em São Bernardo (SP).
O objetivo foi explicar aos trabalhadores o rumo das negociações sobre a reforma da Previdência. Anteontem, ele participou de assembléias na Ford e na Multibrás, também em São Bernardo.
Vicentinho, acompanhado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, chegou às 5h na Volks e falou para 6.000 trabalhadores, segundo a comissão da fábrica. "A manutenção da aposentadoria por tempo de serviço é um ponto que não pode ser alterado, e o acordo com o governo não sai sem esta garantia", afirmou.
Especificamente para os metalúrgicos, Vicentinho disse que vai lutar para manter as aposentadorias especiais em casos de pessoas que trabalham em locais insalubres. Para ele, ninguém aguenta trabalhar em setores como a fundição e contribuir por 35 anos.
"A Previdência tem de preservar os mecanismos que compensem a saúde debilitada por anos de serviço em locais insalubres."
O presidente da CUT dedicou bom espaço de seu discurso nas duas empresas à questão do desemprego. Ele pediu a todos os trabalhadores que não "esqueçam" dos desempregados e que participem da luta para a preservação dos empregos no ABCD.
O discurso de Vicentinho repercutiu bem entre os trabalhadores.
José Raulino Lima, da comissão de fábrica da Volks, disse que em nenhum momento houve dúvida sobre seu comportamento. "Vicentinho mostrou aquilo que já sabíamos e que foi bom ouvir da boca dele: os trabalhadores não serão prejudicados", disse Lima.
Lima disse que recebeu muitos pedidos de trabalhadores para que Vicentinho falasse sobre a questão da aposentadoria integral.

Texto Anterior: Entidades ameaçam romper com direção da CUT
Próximo Texto: Nova líder do PT critica acordo de Vicentinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.