São Paulo, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É proibido pisar na grama em Cambridge

DAVID DREW ZINGG
DO ENVIADO ESPECIAL AO REINO UNIDO

Cambridge é um lugar muito mais tranquilo e isolado do que Oxford. É uma cidade extremamente compacta, e você pode percorrer seu centro histórico a pé em cerca de uma hora.
A parte mais sedutora da universidade é de longe "The Backs", uma convidativa área verde gramada situada entre as margens do rio Cam e os fundos das velhas faculdades.
Cambridge é uma das cidades mais bonitas da Inglaterra. As faculdades mais antigas se estendem ao longo do sinuoso rio Cam, atravessado de um lado gramado a outro por miríades de pontes.
Cambridge é composta praticamente apenas por "colleges". Uma de minhas favoritas é a Gonville and Caius College, situada em Trinity Street.
O senhor Caius fundou a faculdade em 1348 e nomeou (surpresa!) a si próprio como diretor. Ele impôs a condição de que sua faculdade proibisse o ingresso de "surdos, mudos, mancos, doentes crônicos ou galeses".
Corpus Christi College fica perto do final da rua principal de nome King's Parade. É a única faculdade de Oxbridge fundada por habitantes da cidade.
Seu velho pátio é o único exemplar ainda sobrevivente de um antigo pátio de faculdade medieval. O dramaturgo elizabetano e rival de Shakespeare, Christopher Marlowe, formou-se lá em 1587.
King's College fica em King's Parade, bem no centro geográfico de Cambridge. A faculdade foi fundada em 1441 com o objetivo de dar continuidade à educação dos rapazes vindos da escola Eton.
Quando você perambular pela faculdade, tome cuidado para não sair do caminho, pois só os alunos dela têm permissão para pisar na grama. Até 1882 os graduados da faculdade eram proibidos de se casar. O privilégio de pisar na grama era uma forma de compensação mais do que justa.

Texto Anterior: Aluno usou gravidade para inventar descarga
Próximo Texto: Lewis Carroll misturou menininhas e equações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.