São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
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Tributo a Roberto Duailibi

NIZAN GUANAES

Em setembro a DM9 comemora sete anos. Queremos que a festa celebre não apenas as conquistas da agência, mas também uma das indústrias mais contemporâneas que o Brasil possui: a indústria da propaganda.
Indústria que, paradoxalmente, se comunica mal e é injusta consigo mesma. O Brasil tem um quadro publicitário talentoso. Alguns dos melhores publicitários do mundo estão aqui. Carreiras que se firmaram a despeito do panorama econômico adverso das últimas décadas.
E, além de talento, há maturidade e eficácia incontestáveis.
Campanhas como Bombril e Brastemp contribuíram de fato para mudar a vida dessas marcas.
Quem menos fala bem da publicidade brasileira são os publicitários brasileiros. O que não se justifica sob nenhum aspecto.
Sobretudo num momento em que o mercado cresce e não tem nenhum motivo para inveja e competição desenfreada, porque há trabalho e perspectivas de sobra para todos. Para enfrentar o mundo, as marcas brasileiras precisam de publicidade com qualidade internacional. Para conquistar o Brasil, marcas internacionais precisam de agências com compreensão da realidade brasileira.
Portanto, o momento é bom para a publicidade e o quadro viabilizará não uma, mas várias agências pulsantes e inventivas no nosso mercado. Ou seja, há muito espaço. É hora, portanto, desta indústria se tratar publicamente com o respeito que merece. Por isso, na comemoração do nosso 7º aniversário, na Estação Júlio Prestes, vamos convidar o mercado e todos os setores da economia brasileira para prestar um tributo a Roberto Duailibi.
O nome dele foi escolhido por nossa criação por se tratar de alguém que deu uma contribuição significativa à nossa indústria e, principalmente, ao nosso ofício.
Em 96 o homenageado será o Roberto; em 97 quem sabe o Alex; em 98, o Mauro, e por aí vai. E como disse ao próprio Roberto, a DM9 não promove o tributo pensando nele, mas em todos nós.
Tenho certeza de que qualquer jornalista ou empresário, vendo no mesmo palco tantos publicitários celebrando outro, compreenderão que o nosso mercado está crescendo, e não apenas em faturamento.

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