São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor veio fugido da guerra

DA REPORTAGEM LOCAL

O ator e diretor Zbigniev Marian Ziembinski, chamado de Zimba por seus amigos brasileiros, nasceu em Wieliczka, uma pequena cidade perto de Cracóvia, na Polônia.
Aos 11 anos ficou órfão de pai e aos 13 fez sua estréia no teatro, atuando em "Os Ancestrais", obra do poeta romântico polonês Adam Mickiewicz, numa montagem de fim de ano da escola em que estudava.
Desde esse dia, Ziembinski conta que decidiu ser ator. Foi estudar em Cracóvia, onde logo foi contratado pelo Teatro Municipal. Antes de chegar ao Brasil, em 1941, participou de mais de 100 peças na Polônia. Estreou como diretor aos 21 anos, com uma montagem de "As Máscaras", de Crommelynck.
Guerra
Ziembinski deixou seu país em 1939, quando começou a Segunda Guerra Mundial.
Trabalhou para o exército polonês em Bucareste e acompanhou as tropas de seu país pela Itália e pela França. Ele sempre encenava as peças para animar os soldados.
Quando chegou ao Rio de Janeiro, Ziembinski tinha 33 anos e pretendia fazer do Brasil apenas uma escala rumo aos Estados Unidos. Mas logo conheceu o grupo de teatro amador Os Comediantes, quando começou sua carreira brasileira.

Texto Anterior: Biografia de Ziembinski faz história do teatro
Próximo Texto: "Roque Santeiro" ganha versão musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.