São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat faz críticas a Israel

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, aproveitou sua primeira aparição internacional, após ter sido eleito no dia 20 passado, para disparar críticas ao que considera intransigência de Israel.
Arafat disse que Israel manteve os territórios palestinos fechados ao mundo exterior durante 247 dias dos últimos 15 meses.
Calculou em US$ 6 milhões por mês o prejuízo provocado por esse isolamento, "mais do que a ajuda internacional para os palestinos".
"Só os pequenos empresários privados, empresários palestinos, nos salvaram da fome", afirmou.
O líder palestino fez questão de dizer que "os acordos alcançados (com Israel) envolvem compromissos de todas as partes e não de apenas uma delas".
Queixou-se também de que "o povo palestino está sofrendo, enquanto outros gozam os frutos da paz", em evidente alusão aos israelenses e aos jordanianos.
O premiê israelense, Shimon Peres, reuniu-se com Arafat em Davos e voltou a reclamar a modificação, até maio, das cláusulas da Convenção palestina que pregam a destruição do Estado judeu.
Arafat devolveu, repetindo a reivindicação de Jerusalém oriental como capital de um futuro Estado palestino.
(CR)

Texto Anterior: Líder do PC russo oferece estabilidade
Próximo Texto: Ernesto Samper nega participação do governo na morte de Montoya
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.