São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Benefícios sociais - são os direitos dos trabalhadores especificados em 34 incisos do artigo 7 da Constituição, entre eles seguro-desemprego (via PIS/Pasep), fundo de garantia de tempo de serviço, 13º salário, licença à gestante de 120 dias, aviso prévio etc.
Custo do trabalho - Inclui três tipos de despesas: 1) pagamento do tempo efetivamente trabalhado pelos empregados; 2) pagamento do tempo não trabalhado; 3) obrigações ou encargos sociais.
Contrato (ou convenção) coletivo de trabalho - Acordos voluntariamente negociados entre empregadores e empregados, por setores da atividade econômica, categoria profissionais ou por empresa, tendo em vista a provisão de benefícios não-compulsórios tais como transporte, restaurante etc.
Encargos sociais - Definidas por lei, são as despesas compulsórias do empregador, incidentes sobre a folha de pagamento, tais como Previdência, FGTS, seguro-acidentes, salário-educação, contribuições ao Sesi, Senais e outros.
Tempo efetivamente trabalhado - despesa do empregador com o pagamento de uma determinada jornada efetivamente trabalhada pelo empregado no exercício de uma função profissional.
Tempo não-trabalhado - Despesas do empregador com o pagamento de repouso semanal, férias, abono de férias, feriados, licenças, aviso prévio, 13º salário etc.

Texto Anterior: Flexibilização opõe centrais e Fiesp
Próximo Texto: BNDES vai emprestar R$ 11,3 bi em 96 e priorizar a geração de emprego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.