São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa eletrônico teve 291 roubos em 95

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem pensa que ir a um caixa eletrônico pode diminuir as chances de ser assaltado está enganado. Dados da Secretaria da Segurança mostram que, no ano passado, foram registrados 291 assaltos a pessoas em caixas eletrônicos.
Em 56 desses casos, os ladrões tinham sequestrado as vítimas em outros locais e as levado ao caixa eletrônico.
Segundo a polícia, a modalidade mais comum é o ataque na saída do caixa. Em alguns casos, o ladrão age ainda dentro do caixa eletrônico.
A principal dica da polícia é que a vítima de um assalto não reaja. Segundo a Delegacia de Roubos a Bancos, os ladrões que atacam à saída do banco são violentos e qualquer reação pode significar a morte.
A polícia aconselha que os clientes de bancos evitem ir a caixas eletrônicos à noite ou em locais desertos.
O melhor é fazer as operações durante o dia ou em caixas eletrônicos localizados junto a agências bancárias, onde sempre há seguranças internos.
Evitar fazer grandes retiradas de dinheiro é aconselhável para não ser um "chamariz".
Outra dica é nunca ir ao caixa eletrônico desacompanhado. O ideal é que uma pessoa fique no carro enquanto a outra vai ao caixa. De preferência, quem ficar no carro deve deixar o motor funcionando para que a saída seja mais rápida.
Outra dica simples é que a pessoa evite sair do caixa contando o dinheiro. Deve-se procurar colocá-lo em local de difícil acesso para os ladrões.
Segundo a polícia, a maior segurança que uma pessoa pode ter é andar com pouco dinheiro. O ideal é usar cartão de crédito ou cheque sempre que possível.
Também é aconselhável evitar ir à agência. Para isso, a dica é utilizar as facilidades oferecidas pelos bancos, como débito automático de contas e consultas por telefone.

Texto Anterior: Operação tenta diminuir assaltos a banco
Próximo Texto: Aluno baleado na USP diz perdoar colega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.