São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa hoje corrida eleitoral americana

Favoritos decidem não participar de escolha em Louisiana

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O processo de escolha dos candidatos à Presidência dos EUA começa formalmente hoje no Estado de Louisiana, sul do país.
Convenções regionais serão realizadas ali para escolher 21 delegados à convenção nacional do Partido Republicano, de oposição.
Os principais aspirantes à candidatura republicana resolveram não participar dessas convenções por acharem que elas foram concebidas com o objetivo de ajudar a campanha do senador Phil Gramm.
Gramm e o jornalista Pat Buchanan são os dois únicos pré-candidatos republicanos que disputam os delegados de Louisiana.
O senador Bob Dole e o empresário Steve Forbes, que lideram as pesquisas de intenção de voto entre os republicanos, estão concentrando seus esforços em New Hampshire, que realiza eleição primária no dia 20.
Gramm aparece com 9% das intenções de voto na última pesquisa nacional. Buchanan tem 6%.
Buchanan fez pesados ataques contra Gramm ontem em Louisiana, na esperança de que uma vitória hoje nas convenções desse Estado possa fazer sua campanha nacional crescer.
O senador Gramm, que até o mês passado tinha como certo que ganharia pelo menos 19 dos 21 delegados escolhidos hoje, disse ontem que considerará uma vitória se obtiver 11 ou mais delegados.
Para Buchanan, qualquer resultado será bom, embora uma vitória seja capaz de elevar seu nome para um patamar próximo ao de Forbes.
Para ganhar a candidatura republicana um aspirante precisa ter o compromisso de metade e mais um dos 1.984 delegados à convenção nacional do partido.
O Estado de Lousiana vai escolher outros nove delegados, além dos 21 de hoje, em eleição primária marcada para 12 de março.
Os ataques de Buchanan contra Gramm tentam mostrar que ele é menos conservador do que tenta aparentar e cita cinco situações em que o senador votou no Congresso a favor de elevações de impostos.
Louisiana é um dos Estados mais conservadores do país. Na eleição de 1992, Bill Clinton teve 46% dos votos no Estado na eleição para presidente, George Bush teve 41% e Ross Perot, 12%.
Calcula-se que entre 12 mil e 40 mil filiados ao Partido Republicano vão participar das 42 convenções regionais que acontecem hoje em Louisiana.
A próxima seleção de delegados para a convenção nacional republicana será na segunda-feira, em Iowa, Meio-Oeste do país.

Texto Anterior: Intelectuais discutem reforma sul-africana
Próximo Texto: Escolha é longa e complicada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.