São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bird anuncia na próxima semana se apóia decreto sobre demarcações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Bird (Banco Mundial) pretende anunciar, na próxima semana, sua posição sobre o decreto 1.775, publicado no dia 8 de janeiro, que permite rever a demarcação de terras indígenas. A informação foi dada ontem pelo representante do Bird no Brasil, Dennis Mahar.
Segundo ele, a decisão do Bird vai influenciar na liberação ou suspensão de cerca de US$ 36 milhões destinados a projetos ambientalistas baseados em demarcações de áreas indígenas: o Prodeagro (MT), o Planafloro (RO) e o Projeto Piloto do G-7 (o grupo dos sete países mais ricos).
Ele e mais dois técnicos do Bird receberam ontem à tarde do Capoib (Conselho de Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil) documento que afirma que o decreto estimulou a invasão de áreas indígenas.
As entidades de defesa dos direitos indígenas disseram ao representante do Bird que querem a suspensão dos recursos até que o governo revogue o decreto.
Antes da reunião com a Capoib, Mahar debateu os efeitos do decreto em reunião com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Santilli. Mahar afirmou que dele ouviu uma explanação sobre as vantagens do decreto.
Segundo Mahar, a decisão vai se basear também na análise que está sendo feita pelo departamento jurídico do banco nos EUA.

Texto Anterior: Governo petista do ES começa a reduzir jornada e salário de servidor
Próximo Texto: Autor da emenda do divórcio morre aos 85 em Niterói; enterro será hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.