São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Erundina usa Motta para crescer

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O grupo do PT favorável à candidatura de Luiza Erundina à Prefeitura paulistana torce para que o candidato do PSDB seja mesmo o ministro das Comunicações, Sérgio Motta.
A avaliação desse grupo é que a confirmação da candidatura de Motta é decisiva para que a ex-prefeita derrote Aloizio Mercadante na prévia do PT, em março.
Os aliados de Erundina trabalham com a hipótese de que só ela será capaz de fazer frente à possível coligação em torno de Motta envolvendo o PFL e o PPB do prefeito Paulo Maluf.
"A candidatura de Sérgio Motta não interfere nada no PT", diz Aloizio Mercadante. "Nosso candidato tem que fazer frente a esse modelo econômico que o ministro representa", afirma.
A favor de Erundina pesa o resultado da última pesquisa do Datafolha, feita em dezembro, em que foram simuladas situações com possíveis candidatos.
Na sua melhor situação, Erundina aparece com 25% dos votos, atrás de Francisco Rossi (PDT), com 37%. O melhor índice de Mercadante foi 11%, contra 44% de Rossi.
Relativizando os números, Mercadante diz que o último teste eleitoral de Erundina foi a campanha ao Senado em 94. "Ela perdeu para o Serra e o Tuma dentro de São Paulo", afirma o pré-candidato.
Um dos termômetros do crescimento do apoio a Erundina está na Câmara Municipal. Há menos de um mês, dos 13 vereadores petistas só José Eduardo Martins Cardozo e Adriano Diogo apoiavam Erundina. "Hoje a coisa está dividida", diz o vereador Arselino Tatto, que defendia Mercadante e decidiu apoiar a ex-prefeita.
Diante do clima de acirramento de ânimos, a direção do PT encontra-se em situação delicada. Fez um acordo para apoiar Mercadante quando ele aceitou ser vice de Lula, em 94, mas avalia que o PT não pode perder a eleição em São Paulo se quiser ter alguma chance na eleição presidencial de 98.

Texto Anterior: Governistas usam fórmula argentina para a reeleição
Próximo Texto: Pré-candidato diz que está sendo "fritado"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.