São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pré-candidato diz que está sendo "fritado"

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

O PT do Rio corre o risco de sofrer este ano a mesma divisão interna que o prejudicou nas eleições para governador em 1994, quando o atual vereador Jorge Bittar ficou fora do segundo turno.
A pré-candidatura do vereador Chico Alencar (que disputaria as prévias com o deputado estadual Marcelo Dias, cujas chances são remotas) começou a ser bombardeada pela direção nacional, que prefere alguém mais conhecido.
Chico Alencar viajou ontem à noite para São Paulo para convencer a direção nacional a não esvaziar as prévias de março. Ele disse ontem que está sendo "fritado".
"Fritar candidaturas faz muito mal à saúde do PT. Me sinto fritado", disse ele, criticando a decisão do Diretório Nacional, de definir como universo das prévias o total de 15.000 filiados formais.
O estatuto estabelece um quórum de 20%. Alencar quer definir como universo os 2.200 inscritos na campanha de refiliação de 95. Para ele, a direção nacional quer esvaziar as prévias para definir o candidato na Executiva Regional, "onde tudo pode acontecer".
A senadora Benedita da Silva (RJ), líder disparada nas pesquisas, já disse que não será candidata. Prefere se resguardar para a campanha estadual de 1998.
Anteontem, a deputada federal Maria da Conceição Tavares lançou o nome de Milton Temer, até então um dos articuladores da campanha de Alencar. Tavares alegou que a candidatura Alencar seria "carioca demais" e que o PT precisa de um nome mais identificado com a oposição a FHC.
Temer disse que não vai concorrer às prévias, mas que está à disposição do PT. "Não me furto a uma convocação do PT, mas isso não quer dizer que esteja pleiteando minha candidatura".
(AF)

Texto Anterior: Grupo de Erundina usa Motta para crescer
Próximo Texto: Tuma desiste se ministro for candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.