São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros sobem; peso e Bolsa caem no México

FLAVIO CASTELLOTTI
DA REDAÇÃO

O mercado financeiro mexicano voltou a balançar ontem. O peso registrou desvalorização de 1,1% em relação ao dólar, fechando a 7,46 por dólar para compra.
A Bolsa caiu 1,6% e a taxa de juros do banco central (títulos de mesmo dia) subiu 1,15 ponto percentual, atingindo 35,1% ao ano.
"O peso começou a cair depois da baixa das ações da Telmex (Teléfonos de México)", disse à Folha o economista Andrés Flores.
O desequilíbrio financeiro deve-se também, segundo Flores, à instabilidade social causada pelo bloqueio de mais uma refinaria da Pemex (Petroleos de México) por membros do PRD (Partido da Revolução Democrática).
Eles protestam contra a privatização das 61 petroquímicas da empresa e contra supostos danos ambientais. Agora, somam 52 as refinarias bloqueadas em todo o país.
A Pemex iniciou ontem uma operação especial para transportar seus trabalhadores de helicóptero às refinarias bloqueadas.

Texto Anterior: Agricultura na real
Próximo Texto: Boeing terá novo superjumbo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.