São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caos urbano

Com a volta às aulas, o trânsito nas ruas de São Paulo volta a ser um caos, agravado, este ano, por um verão muito chuvoso, em que inundações, ventanias e quedas de árvore são frequentes.
Por mais pontes, túneis e avenidas que se construam, parece claro que a capacidade do poder público de fazer obras é inferior à capacidade da indústria automobilística de colocar veículos nas ruas.
Isso não é razão, porém, para conformar-se com a situação e aceitar que, a cada ano que passa, o trânsito ficará pior. Embora essa fórmula tenha sido uma realidade em tempos recentes, existem outras cidades que conseguiram equacionar de forma mais adequada seu problema de tráfego, o que contribuiu enormemente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Trata-se das cidades que investiram num bom sistema de transporte público, que desestimula as pessoas a saírem com seus próprios carros. Ainda que o carro particular seja mais confortável, o ganho de tempo numa viagem de metrô ou de trem de superfície (bem mais barato) faz com que muitos optem por deixar seus carros em casa.
Enquanto o Estado e a Prefeitura de São Paulo não se conscientizarem disso e empenharem recursos na melhoria do transporte público não haverá obra -ainda que algumas sejam de fato necessárias- que dê conta do caótico trânsito paulistano.

Texto Anterior: O custo do ensino privado
Próximo Texto: De heróis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.