São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
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Garagem subterrânea eliminará zona azul

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo vai acabar com a zona azul nas proximidades do shopping Iguatemi (zona oeste), Cerqueira César, Hospital das Clínicas e praça da República (região central).
A medida vai entrar em vigor no máximo em dois anos, quando as quatro garagens subterrâneas que a iniciativa privada vai construir nessas áreas estiverem concluídas.
A eliminação da zona azul num raio de 500 metros das garagens está prevista nos contratos assinados entre os consórcios vencedores das concorrências e a prefeitura.
Os contratos também prevêem que nenhum outro estacionamento num raio de 500 metros das novas garagens será autorizado a funcionar pelo poder público.
O arquiteto Nabil Bonduki, que participou da administração Luiza Erundina (PT), disse que a construção de estacionamentos em lugares onde o trânsito já é intenso pode complicar o tráfego.
Para ele, no caso do estacionamento próximo ao parque Trianon, a obra vai estimular as pessoas que se dirigem à avenida Paulista a utilizar seus carros.
"Política mais inteligente é construir estacionamentos nas estações de metrô", disse Bonduki.
Na visão do arquiteto Roberto Loeb, aumentar a oferta de vagas para estacionamento é uma necessidade. "A distorção ocorre porque não há contrapartida de investimento em transporte público."
"As garagens devem vir com um plano geral de transportes", afirmou Loeb.
Secretário
O secretário municipal dos Transportes, Carlos de Souza de Toledo, disse que a eliminação da zona azul em alguns pontos da cidade vai melhorar o trânsito.
"O mundo inteiro está usando as garagens subterrâneas como forma de resolver o problema de trânsito", disse Toledo.

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