São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidades apóiam economia informal

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Os governos das megacidades dos países em desenvolvimento (como São Paulo e Rio de Janeiro) devem criar incentivos para a expansão do setor informal de empregos como uma forma de melhorar a renda da população.
A conclusão é de duas organizações dedicadas exclusivamente ao estudo dos problemas de cidades com mais de 10 milhões de habitantes: Projeto Mega-Cidades e Metrópolis.
Segundo estudo na própria ONU, o setor de construção informal, por exemplo, cria 20% a mais de empregos para realizar uma obra do que o setor formal.
As entidades recomendam que o governo incentive e acompanhe de perto o crescimento do setor informal de empregos para evitar abusos de trabalho e situações que coloquem os empregados em risco.
Entre as megacidades de países desenvolvidos, Tóquio foi apontada como modelo a ser seguido.
Algumas das conquistas de Tóquio nos últimos 25 anos foram o aumento de 240% da área arborizada, 257% dos espaços para estacionamento e 231% dos leitos hospitalares. No mesmo período, a população da cidade cresceu 4%.
Para as demais megacidades de países desenvolvidos, foi feito um alerta: elas estão passando por um processo de empobrecimento e ficando cada vez mais parecidas com as cidades dos países em desenvolvimento.
(DF)

Texto Anterior: Crise financeira faz ONU reduzir investimento
Próximo Texto: Poluição de praias bate recorde no litoral norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.