São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
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Coleção traz pioneiros de ritmos latinos

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O que é que os brasileiros Jorge Ben Jor e João Donato têm a ver com a salsa, o mambo ou outros ritmos afro-cubanos? A resposta, em forma de música, está no CD duplo "More Than Mambo", uma deliciosa antologia organizada pelo selo Verve, que a Polygram acaba de importar dos EUA.
Nas 32 faixas, surgem vários pioneiros nas fusões da música cubana com o jazz norte-americano, como o maestro Machito, o arranjador Chico O'Farrill, o pianista Eddie Palmieri e o vibrafonista Cal Tjader, entre outros.
Uma surpresa aguarda o ouvinte brasileiro logo na primeira faixa. Gravada em 1967 pela banda da dupla Patato Valdes & Totico Arango, "Mas Que Nada" é uma adaptação do samba de Ben Jor (então já divulgado internacionalmente graças à gravação de Sérgio Mendes) para um ritmo típico cubano: o "guaguanco".
Segundo consta, a idéia dessa inusitada versão partiu do próprio cantor Virgilio Marti, que cuida dos vocais, nessa gravação. A letra de Ben Jor foi traduzida quase à risca e o arranjo é simples, incluindo só vozes e tambores.
As raízes comuns da música cubana e do samba explicam a sensação resultante: quem desconhece a composição de Ben Jor certamente vai pensar estar ouvindo um ritual africano levado para a América Central pelos escravos.
No caso de "Não se Acabou", um antigo baião do pianista João Donato, recriado em 1966 por Cal Tjader, o resultado é bem diferente. O arranjo de Oliver Nelson, que inclui o piano do então jovem Chick Corea, resulta numa curiosa fusão de salsa, jazz e forró. Brasilidades à parte, porém, os grandes momentos dessa antologia estão nas faixas orquestrais. É o caso da clássica "Manteca" (de Dizzy Gillespie, Chano Pozo e Miguelito Valdes), registrada em 1967, pela Chico O'Farrill Orchestra, com vocais divertidos que as gravações mais recentes de Dizzy deixaram de lado. Histórica também é a gravação de "Vaya! Niña!", com a orquestra de Machito, em 1950. Trata-se de um mambo rápido e agitado -o tipo de música que os instrumentistas da época diziam ser preciso tocar "com os colhões".
Outra preciosidade é a gravação de "El Manisero" (de Moisés Simon), clássico da música cubana que remonta aos anos 20. Rebatizada como "Peanut Vendor", a saga do vendedor de amendoins aparece em versão da orquestra do pianista Noro Morales.
Irresistíveis também são as faixas conduzidas pela dupla Cal Tjader e Eddie Palmieri. Como "Guajira en Azul", um lento cha-cha-cha arranjado por Claus Ogerman (colaborador de Tom Jobim, nos EUA). Ou "Picadillo", uma salsa "cool" e jazzística que é quase impossível escutar com os pés parados. No livreto incluído na edição, os comentários sobre as faixas são apresentados de modo original: um bate-papo entre o veterano percussionista Manny Oquendo, 65, e o baixista Andy Gonzalez, 45, responsável pela seleção das faixas da antologia.
Para quem está se iniciando nos requebros da salsa e outros ritmos afro-cubanos, "More Than Mambo" é um verdadeiro item de discoteca básica.

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