São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
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Livro resgata fotografia modernista do Brasil

Movimento dos anos 40 e 50 é revisto em publicação

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O movimento fotográfico brasileiro dos anos 40 e 50, que trouxe à tona uma geração de artistas vanguardistas, é o tema do livro "A Fotografia Moderna no Brasil", dos historiadores Heloise Costa e Renato Rodrigues.
A edição será lançada em março e discute a produção das novas linguagens para a fotografia promovidas pelos clubistas, que se reuniam em torno do Clube Bandeirante, em São Paulo.
Os autores vão buscar as raízes dessa história no século 19, em que a fotografia era considerada uma mera cópia da realidade.
Com a industrialização da maquininha e a popularização do novo sistema, em todo o mundo surgiram movimentos como reação à massificação do consumo.
Os clubistas saíram em defesa da fotografia clássica, tendo como modelo a pintura do século 19. As acaloradas discussões sobre suas concepções estéticas ecoaram pela Europa e pelos Estados Unidos.
Logo após a 1ª Guerra, no entanto, as escolas européias renovaram a fotografia com base no experimentalismo. Os adeptos intervinham na mecânica da realidade fotográfica, usando os recursos da pigmentação, gravação, múltiplas exposições e superposições.
Os clubistas receberam influências das obras do polonês Moholy-Nagy (1895-1946) e do americano Man Ray (1890-1976).
A figura proeminente é Geraldo de Barros, que diluiu as fronteiras entre a fotografia e as artes plásticas. As cenas montadas e a ênfase dada aos elementos constitutivos da imagem posicionaram questões estéticas que só seriam abordadas pelos artistas neoconcretistas do Rio nos anos 60.
O carioca José Oiticica Filho (1906-1964) destaca-se com obras construtivistas, como "O Túnel", feita de duas imagens, de uma rua em que aproveitou os trilhos de um bonde e de uma floresta recortada no formato da boca do túnel.
A incursão dos autores pela modernidade da fotografia foi estruturada de forma didática. No primeiro capítulo, mostram os antecedentes do clubismo, e nos outros analisa as propostas brasileiras.
Inclui dissertações sobre as técnicas, desde manipulações que rompiam o vínculo com a pintura até os conceitos estéticos avançados sobre a produção das imagens.
Assim, Costa e Rodrigues resgatam uma parte de nossa histórica fotográfica pouco conhecida.

Livro: A fotografia Moderna no Brasil
Autores: Heloise Costa e Renato Rodrigues
Lançamento: ed. UFRJ
Preço: R$ 25

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