São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa diz que checagem no Brasil é mais severa

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas que operam vôos charter no Brasil garantem que a fiscalização das condições de segurança de suas aeronaves é mais rigorosa do que a feita nas grandes companhias aéreas.
"O DAC (Departamento de Aviação Civil) é muito mais exigente em relação a nós do que com as grandes companhias. Eles acham que nós não temos tradição", afirma Helius Araújo, diretor de operações da Skyjet.
Segundo ele, a preocupação do DAC é natural. "É compreensível que haja mais rigor com as companhias menores e mais novas."
A Skyjet opera com um avião DC-10, comprado da companhia alemã Lufthansa. A manutenção da aeronave é feita pela Varig.
Ele cita como atestado de que sua manutenção é rigorosa o fato de a Skyjet ter conseguido autorização do Departamento de Aviação dos EUA para voar para o país. Araújo estima que a Skyjet transportou no ano passado cerca de 60 mil passageiros. O principal destino foram ilhas do Caribe.
Gustavo Cardoso de Paiva Coelho, vice-presidente comercial da Fly, cita avaliação da Associação Federal de Aviação dos EUA, segundo a qual a segurança dos aviões brasileiros é "ótima".
Ele também avalia como rigorosas as inspeções feitas pelo DAC nos dois Boeings 727 da empresa.
Segundo Coelho, a Fly possui uma equipe de manutenção própria. As aeronaves passam também por inspeções feitas por outra empresa e pelo DAC.
"Tenho um custo de manutenção mais elevado do que as grandes companhias aéreas", diz.
A Fly transporta 2.000 passageiros em média por mês. Os principais destinos são os Estados do Nordeste, a Ilha Margarita (Venezuela) e Bariloche (Argentina).

Texto Anterior: Queda de Boeing gera críticas aos vôos fretados
Próximo Texto: Premiê russo apóia reeleição de Ieltsin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.