São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Índios são donos das terras'

DA REPORTAGEM LOCAL

"Eu não estou aqui para mendigar em nome dos índios. Essa nunca foi a nossa prática. Nós sempre vivemos das nossas terras e do nosso trabalho", disse o índio Gersen José dos Santos Luciano no debate da Folha.
Gersen afirmou que, ao contrário de outros debatedores, entendia pouco sobre direito. "Mas eu entendo muito bem sobre aquilo que me pertence, aquilo que pertence a um povo, a uma sociedade".
Ele afirmou que os índios são donos da terra "antes mesmo da criação do Estado brasileiro".
Por trás do novo decreto, segundo Gersen, os índios "podem perceber os ânimos daqueles que são contra não só o direito dos índios, como os próprios índios".
Para ele, o decreto 1.775 estimula "preconceito, racismo e discriminação" contra os índios.
Gersen lembrou uma reunião em agosto entre o presidente Fernando Henrique Cardoso, Jobim e lideranças indígenas: "O presidente nos garantiu que não alteraria nenhuma lei sem que antes houvesse um consenso dos índios e da própria sociedade", disse. "E simplesmente esqueceu isso alguns meses depois."

Texto Anterior: 'Novo decreto assegura direito'
Próximo Texto: 'Regra vai aumentar conflitos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.