São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer vetar artigo sobre ensino

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo já estudava ontem a possibilidade de vetar o artigo do projeto Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que desobriga as universidades de ter a maioria dos professores com titulação mínima de mestre ou doutor.
Anteontem, o Senado aprovou o projeto de LDB -uma espécie de "Constituição" do ensino-, redigido pelo senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ). Só que, na votação, foram alterados alguns artigos.
O texto de Darcy previa que uma universidade teria que ter maioria de professores trabalhando em dedicação exclusiva e com titulação em pós-graduação.
O Senado aprovou, no entanto, emenda de Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) exigindo apenas curso de especialização dos professores universitários.
A Folha apurou que o MEC deverá vetar esse artigo -já que não se pode incluir mais nada no texto- e regulamentar a formação dos professores em lei ordinária.
O novo projeto -que volta agora para a Câmara aprová-lo ou não e depois vai a sanção presidencial- determina desde datas para repasse de verbas da educação até um plano para elevar a formação de professores primários.
Também aumenta de 720 para 800 o número de horas de aula no ano letivo do 1º grau e de 180 para 200 número de dias letivos.
Em São Paulo, cerca de 10% dos 6 milhões de alunos estudam em escolas com quatro horas ou menos de aula por dia.
Segundo Neide Cruz, diretora da Assessoria Técnica de Planejamento e Controle Educacional da secretaria, o atendimento à exigências da nova LDB deve ser atingido com a reforma do ensino.
Muitas escolas particulares já adotam o ano letivo de 200 dias. Mesmo assim, os Brasil tem menos dias de aula do que em países como a Coréia e menos horas/aula do que nos EUA (leia quadro).

Texto Anterior: Sugestões para melhorar o financiamento eleitoral
Próximo Texto: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.