São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança pode aliviar trânsito

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O fim do horário de verão pode ajudar a melhorar o trânsito em São Paulo em dias de chuva.
Isso porque, até hoje, o horário de pico do trânsito coincide com o período do dia em que há mais chances de chover: das 17h às 18h.
A partir de amanhã, quando os relógios forem atrasados em uma hora, o pico de trânsito (quando o número de carros aumenta 40%) continua sendo das 17h às 18h, mas o "horário" das chuvas passa para o intervalo das 16h às 17h.
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), há 70% de chances de chover entre 16h e 17h.
"Esse é o horário com condições mais propícias de ocorrerem chuvas, porque é quando acontece o maior aquecimento do dia", afirma o meteorologista do Inpe, Sergio Calbete.
Para o gerente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Nelson Maluf, a chuva no horário de pico piora o trânsito. "Com chuva, o trânsito piora de 15% a 20%. Mas essa piora depende da intensidade da chuva e do local que ela está atingindo."
Segundo Nelson Maluf, dependendo do local onde ocorre, uma chuva de mesma intensidade pode deixar locais diferentes com mais ou menos problemas.
"Às vezes, uma chuva fraca deixa uma rua completamente congestionada -se os bueiros estiverem entupidos e não conseguirem escoar a água."
Aumento
Em janeiro, choveu em 23 dias do mês. Segundo o Inpe, aumentou cerca de 40% o volume de chuvas em relação a janeiro de 95.
Segundo o meteorologista Sergio Calbete, as chuvas alcançam as maiores intensidades nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A média de dezembro e janeiro é de 220 mm/mês e 180 mm/mês em fevereiro.
Em janeiro passado, choveu 306 mm. "É um aumento considerável", diz.
Nesses meses, as chuvas acontecem no intervalo que vai das 15h às 20h, mas em 70% dos casos elas ocorrem das 16h às 17h.
(LM)

Texto Anterior: Cooper volta a ser feito com sol
Próximo Texto: Liminar impede que cães sejam removidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.